domingo, 29 de janeiro de 2012

Resenha: A guardiã da minha irmã - Jodi Picoult


Autor: Jodi Picoult
Editora: Verus Editora
Páginas: 433
Sinopse: Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel… até agora.Como a maioria dos adolescentes, ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.A guardiã da minha irmã é um livro provocativo que retrata as difíceis escolhas de uma família dilacerada por uma doença – mas, acima de tudo, é a história de pessoas que lutam com todas as forças por aqueles que amam.



Anna foi programada pra nascer para ser uma doadora totalmente compatível com Kate, a irmã 3 anos mais velha que tem leucemia. Anna durante toda a vida foi submetida a doações complicadas e arriscadas. 
Até que um dia Kate precisa de um rim e Anna decide procurar um advogado para processar seus pais por não ter consentimento das doações, mas ninguém entende o porque e nem aceita seus motivos.
Jodi escreve primorosamente bem, conseguiu tratar de um assunto polêmico de uma forma leve e por vezes divertida. A narrativa é alternada entre vários personagens, que são muito bem explorados. Conseguimos conhecer essa a narrativa por meio de várias pessoas.
GENIAL é a definição desse livro. 
O final é totalmente surpreendente e diferente e bem mais emocionante do que o filme.

Filme "Uma prova de amor" baseado no livro:






Nenhum comentário:

Postar um comentário